Maria Isabel e Juliana (escravaMae) |
capítulo 138, segunda-feira, 01 de março
Teresa diz à Beatrice que Almeida quer proibir Juliana de ajudar a criar Leôncio. Juliana diz à Tia Joaquina que Maria Isabel continua a odiando e esperando por Miguel. Miguel volta de uma trilha e diz a Átila que negociou com uns mercadores que estão a caminho do Brasil e que irão conseguir voltar ao Brasil. Átila abraça Miguel, feliz. Filipa conversa com Bá Teixeira e diz que acredita que Átila voltará. Esméria está diante de Kamau e pergunta a ele se Juliana é sua filha.
Kamau revela que sim e segura as mãos de Esméria e pede que não revele a ninguém. Esméria promete ajudar Kamau a encontrar Juliana na condição dele ajudar a libertar Catarina. Juliana encontra Catarina e as duas se abraçam. Rosalinda pede a Loreto um filho e ele teme que ela não aguente a gravidez. Rosalinda diz a Loreto que assume os riscos.
capítulo 139, terça-feira, 02 de março
Leôncio pede a Almeida que deixe Juliana o levar para a floresta. O Cavaleiro da Mancha luta com o homem que conduz os escravos. ele consegui abrir os cadeados, para surpresa dos escravos.
Alguns instantes e Loreto aponta uma arma para a cabeça do Cavaleiro da Mancha. Em um descuido, o Cavaleiro da Mancha consegue fugir e começa uma perseguição. Loreto dispara , mas não acerta o Cavaleiro. Juliana procura seu baú com as cartas de Miguel e Maria Isabel aparece com as cartas na mão. Juliana fica atônita diante de Maria Isabel que a encara ofendida. Maria Isabel diz à Juliana que se iludir com a volta de Miguel é um castigo e que ela está tentando lhe poupar do pior. Juliana desafia Maria Isabel e diz que ela pode fazer o que quiser que mesmo assim não mandará em seu coração e que ela não vai desistir de Miguel.
capítulo 140, quarta-feira, 03 de março
Tia Joaquina chega e vê Juliana impedindo Maria Isabel de levar as cartas. Maria Isabel acusa Juliana de manter contato com Miguel. Juliana pede que Maria Isabel devolva as cartas. Juliana diz que não vai abrir mão do amor de Miguel. Beatrice está dormindo, com a janela aberta. Tito Pardo entra. Juliana está se arrumando para ir para a lida no canavial e Tia Joaquina aparece com umas roupas limpas e novas e diz para ela se trocar. Tia Joaquina explica à Juliana que Almeida deu ordem para ela cuidar de Leôncio, e por isso deve se arrumar melhor, porque ela irá voltar à casa-grande. A vila está sendo enfeitada para a festividade.
capítulo 141, quinta-feira, 04 de março
Rosalinda está surpresa diante de Dália que diz que não haverá folia, que a festa foi proibida pelo comendador Almeida. No canavial, Tito Pardo surpreende Catarina jogando veneno na plantação. Juliana se apresenta à Teresa para ensinar Leôncio e volta para buscar alguns livros que trouxe durante a viagem. Kamau prepara o material para a primeira aula de música de Leôncio. Teresa está ao lado. Maria Isabel aparece e elogia a música e diz que a casa precisava de um bom som. Teresa e Beatrice se surpreendem ao notar que Maria Isabel está bonita, bem vestida, com roupas coloridas.
Leôncio aponta para ela e ri. Tito Pardo diz a Catarina que o que ela fez é errado e Catarina explica que foi o único jeito para conseguir sua liberdade, pois contaminando a plantação, o comendador precisaria de dinheiro para recuperar a tragédia e a venderia para Esméria. Juliana se apresenta a Kamau que fica surpreso. Catarina aos poucos recobra a consciência e desperta ainda zonza. Kamau volta para continuar a aula de Leôncio e Juliana questiona Kamau por ter falado o nome de sua mãe enquanto recuperava Catarina. Kamau diz que deve ser um engano e Juliana interrompe e pede pra Kamau dizer quem realmente ele é.
Sexta-feira 05 de fevereiro
Juliana encara Kamau e diz que aguarda uma resposta. Kamau diz que conheceu Luena, a mãe de Juliana, e que a amou muito. Kamau diz que procurou por Juliana por muitos anos. Ele diz que sabe que não é seu pai , mas que sempre a amou quando estava na barriga da mãe. Eles se abraçam. Sapião vê a cena e se emociona. Almeida diz para Leôncio que não terá mais festividade. Tia Joaquina tenta acalmar Catarina. Kamau diz para Juliana e Sapião que os dias de escravidão deles estão acabando. Neste momento Osório aparece. Esméria tenta avisar Kamau que estão atrás dele. Osório pergunta o que está acontecendo. Juliana diz que Tito Pardo foi até lá para pedir ajuda, pois Catarina desmaiou no canavial.
Almeida diz para Kamau que está desconfiança foi necessária para encontrarem o Cavaleiro da Mancha. Kamau diz que fica mais tranquilo por não ser nada pessoal. Almeida pede que Osório continue no encalço de Kamau. Kamau encontra com Sapião e pede para avisar Juliana que vai voltar. Violeta leva Dorinha para dentro da fazenda e lhe dá comida com a ajuda de Bá Teixeira, Tomás, Filipa e Genésio. Dorinha diz que não tem pais e Violeta olha para Tomás. Violeta diz que poderiam adotá-la, mas Tomás fica confuso.