A Civilização Minoica

em 5 de outubro de 2020

 A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu. Foi redescoberta no começo do século XX durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans. O historiador Will Durant refere-se à civilização como "o primeiro elo da cadeia europeia".  Sua história apresentou períodos de conturbação interna, possivelmente causados por desastres naturais, que culminaram na destruição da maior parte de seus centros urbanos.

O termo "minoico" foi cunhado por Arthur Evans e deriva do nome do rei mítico "Minos". Este foi associado ao mito grego do labirinto, que Evans identificou como o sítio de Cnossos.

Os chamados palácios minoicos são as mais bem acabadas construções conhecidas já escavadas na ilha. 


Aparentemente o povo minoico não era indo-europeu e nem sequer era aparentado com os habitantes pré-gregos da Grécia continental e da Anatólia Ocidental, os chamados pelasgos.No entanto, uma análise das sequências do genoma dos minoanos e micênicos antigos, que viveram há 3 000 a 5 000 anos, eram geneticamente similares, tendo pelo menos três quartos de sua ascendência dos primeiros agricultores neolíticos. Eles provavelmente migraram de Anatólia para a Grécia e Creta milhares de anos antes da Idade do Bronze.

 O primeiro rei de Creta foi Cres, descendente dos habitantes da ilha, os curetes .Um dos filhos de Doro, Téctamo, invade a ilha com um exército de eólios e pelasgos e a domina por completo. Casou-se com a filha de Creteu e desta união nasceu seu filho e sucessor Astério.Durante o reinado de Astério, Zeus rapta a princesa fenícia Europa, filha de Agenor, e com ela gera Radamanto, Sarpedão e Minos. Astério casa-se com Europa e adota seus filhos.